Perguntas frequentes sobre a Metha Energia

Como meu desconto é calculado?

O desconto proporcionado pela Metha Energia pode chegar a 15%, porém será o seu perfil de consumo, bem como outros parâmetros relacionados à sua instalação que definirão o montante do seu desconto. Ele é calculado sobre a quantidade de créditos de energia que nós enviamos para você mensalmente.

Por exemplo: Se o seu consumo em determinado mês foi de 200 kWh e a energia injetada por nós foi de 150 kWh, o desconto de 15% será aplicado sobre os 150 kWh que enviamos e os outros 50 kWh serão cobrados com seu valor integral.

Além disso, sobre outros encargos como taxa de iluminação pública, doações, etc.não é possível aplicar nenhum tipo de desconto.

O que é necessário para aderir à Metha Energia?

É super simples! Você precisa:

  1. Possuir uma conta de energia em seu nome *;

  2. Preencher o cadastro inicial no site da Metha Energia;

  3. Enviar uma foto do seu documento de identificação e informar o número da sua instalação vinculada à distribuidora de energia na qual deseja receber o desconto;

  4. Ler e concordar os com os nossos Termos de Uso, utilizando o meio digital indicado por nós.

Pronto! Depois disso, é só aproveitar a economia!
* Lembramos apenas que sua instalação cadastrada passará por uma análise para ser aprovada.

O que é um crédito de energia?

Quando uma micro ou mini-usina injeta energia na rede da distribuidora, essa energia se transforma em créditos, medidos em kWh. São esses créditos de energia que enviamos mensalmente para nossos clientes.

Tem fidelidade?

Não há fidelidade. Você tem o direito de cancelar o contrato a qualquer momento com o simples envio de um e-mail que informe esse desejo.

*Verifique a seção “Como funciona o cancelamento?”

Vou continuar sendo cliente da distribuidora que me atende hoje?

Sim, porém, ao invés de receber a conta da Cemig, você receberá uma fatura da Metha Energia com o desconto aplicado e as informações discriminadas, tudo de maneira bem simples, sustentável e digital.

A Metha Energia atende empresas (CNPJ)?

Sim. Para mais informações sobre o cadastro de empresas, entre em contato com a gente pelo telefone (31) 4141-6192.

Como proceder se a luz da minha casa acabar?

Ainda que você passe a receber a fatura da Metha Energia, a distribuição da energia continua sendo feita pela concessionária local. Portanto, em caso de queda de luz, entre em contato direto com a Cemig através do número 116.

Caso a energia seja cortada por inadimplência, você deve entrar em contato com a Metha Energia para regularizar sua situação.</br>

Se tiver alguma dúvida do que fazer entre em contato conosco, estamos aqui para te ajudar e facilitar sempre.

Como verifico se a conta da CEMIG está em dia?

Você pode verificar seu histórico de consumo e a quitação das faturas pelo site da Cemig, utilizando os números de cliente e de instalação, ambos informados no boleto Metha Energia.

Por que tenho que participar de uma cooperativa?

Conforme disposto na Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, os consumidores devem estar reunidos em uma cooperativa ou consórcio para usufruir dos créditos de energia proveniente de uma micro ou mini usina de geração distribuída.

O que é uma concessionária de distribuição de energia elétrica?

Uma concessionária de distribuição de energia é a empresa responsável por fazer a energia elétrica chegar às residências, pequenos comércios e indústrias. As concessionárias de distribuição que fazem a administração e operação de linhas de transmissão de menor tensão (abaixo de 230 mil Volts), mas principalmente das redes de média e baixa tensão, como aquelas instaladas nas ruas e avenidas das grandes cidades.

No Brasil, as distribuidoras operam sob contratos de concessão, dessa forma têm seus preços regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

É necessário algum tipo de obra para aderir ao serviço?

Não. A economia na conta de luz proporcionada pela Metha Energia permite que todo o processo seja feito online, com apenas alguns cliques e sem a necessidade de obras em seu imóvel. Siga o passo a passo em nosso site que o restante é por nossa conta!

O que é custo de disponibilidade?

O custo de disponibilidade, ou taxa mínima, é um valor cobrado pelas concessionárias por disponibilizar a energia elétrica no ponto de consumo. Afinal, providenciar toda a infraestrutura elétrica e garantir o fornecimento energético certamente tem um custo! Assim, mesmo que não exista qualquer consumo de energia, a disponibilidade de energia precisa ser ressarcida.

O Custo de Disponibilidade é regulado pela resolução ANEEL n°414, que estabelece os seguintes valores mínimos de entrega de energia, conforme padrão de conexão com a rede:

I – O valor equivalente a 30 kWh, se padrão monofásico.

II – O valor equivalente a 50 kWh, se padrão bifásico.

III – O valor equivalente a 100 kWh, se padrão trifásico.

Caso você tenha um consumo mensal inferior à quantidade mínima aplicável, ele pagará pelo custo disponibilidade, cujo valor corresponderá à quantidade de energia mínima multiplicada pela tarifa.

O que é geração distribuída - sistema de compensação de energia?

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 define o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da CEMIG.

A geração compartilhada é uma das modalidades do Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Na geração compartilhada, um grupo de consumidores, reunidos, dividem entre si os créditos de energia gerados por uma usina de micro ou minigeração.

O que é necessário para aderir à Metha Energia?

É super simples! Você precisa:

  1. Possuir uma conta de energia em seu nome *;

  2. Preencher o cadastro inicial no site da Metha Energia;

  3. Enviar uma foto do seu documento de identificação e informar o número da sua instalação vinculada à distribuidora de energia na qual deseja receber o desconto;

  4. Ler e concordar os com os nossos Termos de Uso, utilizando o meio digital indicado por nós.</br>

Pronto! Depois disso, é só aproveitar a economia!

*Lembramos apenas que sua instalação cadastrada passará por uma análise para ser aprovada.

O que diferencia a Metha Energia de uma concessionária de distribuição de energia?

A Metha Energia é um serviço de compartilhamento de créditos de energia. Enquanto uma concessionária de distribuição é responsável por todo o serviço de distribuição de energia e suas atividades vinculadas.

Quais são as vantagens de ser cliente da Metha Energia?

Economia - Sua conta de energia sempre mais barata. Desconto de até 15% na sua conta de energia sem a necessidade de nenhum investimento, sem taxa de adesão e sem fidelidade.

Facilidade- Tudo acontece de maneira simples e online. A energia continua sendo fornecida pela companhia responsável pela sua região. Você precisa apenas se cadastrar, aguardar a aprovação e aproveitar o seu desconto..

Inovação - Queremos transformar o setor de energia elétrica, oferecendo novas opções de consumir energia elétrica, de um jeito mais barato, fácil e acessível..

Sustentável - Toda energia gerada pela Metha Energia provêm de fontes limpas. Usamos potenciais energéticos desperdiçados com o objetivo de criar uma relação equilibrada com o meio ambiente.

Quem autoriza e fiscaliza a Metha Energia?

A Metha Energia opera no sistema de Geração Distribuída regulamentado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 e também pela Resolução Normativa nº 687/2015. Dessa forma está sempre em conformidade com a normatização da ANEEL e cumpre mensalmente as exigências das distribuidoras de energia, no caso de Minas Gerais, a Cemig.

Como funciona a segurança de dados e informações pessoais?

Com a Metha Energia, os seus dados e informações pessoais estão seguros. Utilizamos um padrão internacional de segurança com criptografia SSL de 256 bits, a mesma utilizada pelos grandes bancos. Então pode ficar tranquilo que seus dados estão seguros e suas informações são confidenciais.

Como cancelar meu cadastro na Metha Energia?

Para cancelar o serviço da Metha Energia, você deve entrar em contato com no mínimo 90 dias de antecedência e solicitá-lo.

Este prazo é necessário para garantir, junto à distribuidora, a interrupção do envio de créditos de energia para sua instalação.

*A conclusão do cancelamento está condicionado à quitação dos débitos pendentes.

Por que meu cadastro passa por uma análise?

Seguimos alguns requisitos básicos que tem como base as resoluções da Aneel e, ao mesmo tempo, parâmetros para garantir a qualidade, segurança e o real benefício do nosso serviço.

O que muda na minha relação com a concessionária de energia?

Você continua sendo um cliente da sua concessionária de energia normalmente.

O único ponto de alteração é que a partir do momento que começar a receber os boletos da Metha Energia, você deve desconsiderar os da Cemig.

Mensalmente enviaremos créditos de energia para sua instalação que poderão ser visualizados através de um novo campo na sua fatura de energia denominado "energia injetada". Essa é a energia proporcionada pela Metha Energia, e é sobre ela que aplicamos o desconto de 15%. A diferença entre o que você consumiu e o que injetamos estará também contemplada em nosso boleto e repassaremos este valor bem como outros encargos (iluminação públicas, doações, etc.) para a Cemig quando identificarmos o seu pagamento.

O que acontece se eu mudar de casa?

Em caso de mudança de endereço é necessário um aviso prévio de 90 dias para atualização cadastral junto a concessionária e transferência de saldo caso permaneçam créditos de energia vinculados à antiga instalação.

Vale ressaltar que as primeiras injeções na nova instalação serão baseadas no histórico de consumo da antiga instalação até que a nova instalação tenha histórico superior a 120 dias.

A Metha Energia atende em quais regiões?

A princípio atendemos todos os municípios com a rede de distribuição da CEMIG no estado de Minas Gerais.

Em breve abriremos operação em outros estados.

Tenho mais de uma instalação vinculada ao meu CPF. É possível receber o desconto em todas elas?

Sim. É necessário que todas as instalações estejam vinculados à rede da CEMIG e ligadas ao mesmo CPF. Basta apenas inserir cada número de instalação que deseja receber o desconto durante a etapa de cadastro.

*Cada instalação passará por uma análise independente.

Qual será a data de vencimento da minha conta?

O boleto da Metha Energia tem o vencimento de 2 dias úteis anteriores ao vencimento do boleto da sua distribuidora. Este prazo foi definido para que todos os trâmites sejam realizados com segurança.

Posso ser cliente da Metha Energia morando de aluguel?

Sim. Porém,o cadastro só pode ser feito pelo do titular da conta da CEMIG.

Se a conta estiver em seu nome, “locatário”, basta fazer o cadastro normalmente;

Se a conta estiver em seu nome do proprietário do imóvel, você tem duas opções: Solicitar a alteração de titularidade junta à distribuidora ou pedir para o titular fazer o cadastro da instalação na Metha Energia.

Quais são os canais de atendimento da Metha Energia?

Atendemos pelo telefone (31)4141-6192 e também pelo WhatsApp neste mesmo número.

Também respondemos pelo e-mail (contato@methaenergia.com.br) e pelo Facebook.

Fique à vontade para entrar em contato da forma que preferir.

A Metha Energia consegue atender instalações que se enquadram na Tarifa Branca, Tarifa Rural ou Tarifa Social?

Não. A Metha Energia não aprova clientes que se enquadram em uma destas tarifas, por se tratarem de tarifas subsidiadas, o que nos impossibilita de oferecer um desconto.

Tenho placa solar na minha casa, posso ser cliente da Metha Energia?

Sim, existe esta possibilidade. Porém somente análise da sua instalação que definirá se você pode ser um cliente ou não.

Como solicitar a 2ª via do boleto da Metha Energia?

Para solicitar a 2ª via do boleto da Metha Energia basta entrar em contato com a gente.

Pode ser por telefone ou WhatsApp no número (31) 4141-6192 ou, se preferir, pelo e-mail (contato@methaenergia.com.br).

Estamos trabalhando para disponibilizar uma área para o cliente em nosso site.

Após a adesão, a economia é imediata?

Existem alguns prazos regulamentares que precisam ser cumpridos junto à distribuidora e depende também da disponibilidade de energia.

Após a aprovação da instalação cadastrada, você receberá um comunicado com a previsão do início do envios dos boletos Metha Energia com desconto.

No intervalo de espera, você continua pagando normalmente o boleto da distribuidora.

A Metha Energia possui energia ilimitada?

A Metha Energia possui várias usinas geradoras de energia limpa e atua também em parceria com as distribuidoras, porém não possui energia ilimitada.

Caso não tenhamos energia disponível no momento do seu cadastro, você entrará em nossa fila de espera e te manteremos atualizado. Estamos sempre trabalhando para expandir nossa capacidade de geração.

O que devo fazer se eu não for o titular da conta?

O cadastro só pode ser feito pelo do titular da conta da CEMIG.

Você tem duas opções:

  1. Solicitar a alteração de titularidade junta à distribuidora. Aqui tem guia para a troca de titularidade na CEMIG.

  2. Pedir para o titular fazer o cadastro da instalação.

É só resolver a situação e começar a economizar!

Comece a economizar

Cadastre-se na Metha Energia do seu celular ou computador de forma fácil e sem burocracia.