Perguntas frequentes sobre
a Metha Energia

1. De quanto será meu desconto?

O desconto proporcionado pela Metha Energia pode chegar a 15%, porém será o seu perfil de consumo que definirá o valor de desconto.

2. Tem fidelidade?

Não há fidelidade. Assim, você tem o direito de cancelar o contrato a qualquer momento com o simples envio de um e-mail que informe esse desejo.

3. Vou continuar sendo cliente da minha concessionária?

Sim, porém, ao invés de receber a conta da Cemig, você receberá uma fatura da Metha Energia com o desconto aplicado e as informações discriminadas, tudo de maneira bem simples.

4. A Metha Energia atende empresas?

Por enquanto a Metha Energia atende apenas pessoas físicas no estado de Minas Gerais.

5. O que acontece se a luz da minha casa acabar?

Ainda que você passe a receber a fatura da Metha Energia, a transmissão de energia continua sendo feita pela concessionária local. Portanto, em caso de queda de luz, entre em contato com a Cemig.

6. Como verifico se a conta da CEMIG está em dia?

Você pode verificar seu histórico de consumo e a quitação deste pelo site da Cemig, utilizando os números de cliente e de instalação, ambos informados no boleto Metha Energia.

7. O que é um crédito de energia?

Ao produzir energia a partir de fontes renováveis, as micro e miniusinas podem injetar essa energia na rede elétrica da CEMIG, conforme resolução normativa 482, atualizada 687 da ANEEL. Com isso, essa energia se transforma em créditos, medidos em kWh, e são distribuídos para seus clientes.

8. Por que tenho que participar de uma cooperativa?

Conforme a ANEEL, os consumidores devem estar reunidos em uma cooperativa ou consórcio para usufruir da energia proveniente de uma micro ou miniusina.

9. Vocês precisam ir na minha casa?

Não! A economia na conta de luz proporcionada pela Metha Energia permite que todo o processo seja feito online, com apenas alguns cliques e sem a necessidade de obras em seu imóvel. Siga o passo a passo em nosso site que o restante é por nossa conta!

10. O que é o Custo de Disponibilidade?

O custo de disponibilidade, ou taxa mínima, é um valor cobrado pelas concessionárias por disponibilizar a energia elétrica no ponto de consumo. Afinal, providenciar toda a infraestrutura elétrica e garantir o fornecimento energético certamente tem um custo! Assim, mesmo que não exista qualquer consumo de energia, a disponibilidade de energia precisa ser ressarcida.

O Custo de Disponibilidade é regulado pela resolução ANEEL n°414, que estabelece os seguintes valores mínimos de entrega de energia, conforme padrão de conexão com a rede:

I – 30 kWh, se padrão monofásico
II – 50 kWh, se padrão bifásico
III – 100 kWh, se padrão trifásico.

Caso o consumidor apresente um consumo mensal inferior à quantidade mínima aplicável, ele pagará pelo custo disponibilidade, cujo valor corresponderá à quantidade de energia multiplicada pela tarifa.

11. O que é geração distribuída?

Desde que entrou em vigor a Resolução 482/ 2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a geração distribuída permite ao consumidor comum, reunido em uma cooperativa ou consórcio, usufruir dos créditos de energia gerados por uma usina de micro ou minigeração.